A REVISTA

ESTATUTO EDITORIAL

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO é uma revista com revisão por pares e uma publicação do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior.

POLÍTICA EDITORIAL

A revista PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, a publicar com periodicidade semestral, tem como principal objetivo incentivar a investigação e publicação, quer nas duas áreas singulares (Psicologia/Educação), quer na dialética que tem existido entre entre si, nomeadamente no âmbito da Psicologia e da Educação. Pretende-se, assim, divulgar os resultados de estudos empíricos, bem como de reflexões teóricas que vão sendo realizados em Portugal, mas também noutros países, aceitando artigos em português, espanhol e inglês. Assim, serão admitidos, sob a rubrica Estudos Empíricos, estudos de investigação de natureza fundamental ou aplicada, bem como artigos relacionados, quer com metodologias de investigação e intervenção psicológica e educacional, quer com a conceção de instrumentos de avaliação psicológica e/ou educacional. Na rubrica Reflexões Teóricas serão admitidos artigos de análise teórico-conceptual e crítica que, pela sua profundidade, contribuam, claramente, para a compreensão de temáticas complexas nos âmbitos da Psicologia e da Educação. A revista comportará, para além de recensões temáticas, e sempre que se considere oportuno, uma secção de short papers que incluirá pequenos artigos que se enquadrem nas temáticas de eleição atrás enunciadas. O público-alvo da revista Psicologia e Educação serão investigadores, professores, psicólogos, educadores e estudantes.

ISSN: 1645-6084, Depósito legal: 188814/02


Editor-in-chief

foto de Luis Maia

Luis Alberto Coelho Rebelo Maia, é Licenciado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade do Minho, Mestre em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Lisboa, Doutorado em Neuropsicologia pela Universidade de Salamanca, Especialista em Neuropsicologia e Psicobiologia pela Universidade de Salamanca e Pós-Doutorado em Ciências Médico-Legais, pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar. É docente universitário na Universidade da Beira Interior, no Departamento de Psicologia e Educação, onde lecciona e investiga nas áreas das neurociências, metodologias de avaliação e intervenção psicológica, psicoeducação, e psicologia do desporto.


Editor associado

foto de Luis Maia

Manuel Joaquim Loureiro é psicólogo, tendo obtido a sua graduação em Psicologia na Universidade de Coimbra na área de Psicologia Clínica e da Saúde e o grau de doutor em Psicologia na Faculdade de Psicologia da Universidade de Salamanca. Prestou provas de agregação em Psicologia na Universidade da Beira Interior, universidade onde é professor catedrático do Departamento de Psicologia e Educação. Desenvolve investigação na área da psicologia clínica e da saúde, passando os seus atuais interesses de investigação pelas variáveis psicossociais e da cognição social, incidindo em particular sobre a agressão no contexto das relações íntimas e mudança comportamental associada à saúde.


Editor associado

foto de Luis Maia

Maria de Fátima de Jesus Simões, docente na UBI, licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, doutorada em Educação e agregada em Psicologia pela Universidade da Beira Interior é professora associada com agregação no Departamento de Psicologia e Educação na mesma universidade. Tendo começado por lecionar Psicologia da Educação e Métodos e Técnicas de Educação nos cursos de Ensino da UBI, enquanto presidente de Departamento e da Comissão Científica, coordenou a criação da licenciatura em Psicologia que teve início no ano letivo de 2001/2002. Leciona disciplinas como Psicologia Cognitiva, Cognição Avançada, Aprendizagem e Memória e Psicologia do Pensamento e da Linguagem aos cursos de licenciatura e mestrado em Psicologia e Psicologia da Educação e Métodos Ativos aos mestrados em Ensino. Tem publicado livros, capítulos de livros e artigos nas áreas da cognição, aprendizagem e memória, metodologias ativas na formação de professores, bem-estar emocional nos professores, autoconceito e tutoria pedagógica, métodos de estudo, entre outras temáticas.


Editor associado

foto de Luis Maia

Paulo Joaquim Rodrigues é licenciado em Engenharia Biológica. Apaixonou-se pela psicologia o que o conduziu a um mestrado em Psicologia - Ciências Cognitivas e mais tarde a um doutoramento em Psicologia em que explorou correlatos eletrofisiológicos cerebrais com falsas memórias. Docente da Universidade da Beira Interior tem os seus interesses voltados para a electrofisiologia, neurociências, memória e reconhecimento de faces.


Editor associado

foto de Luis Maia

Fábio Monteiro, obteve os graus de Licenciado em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade da Beira Interior. No decorrer do percurso académico estudou o padrão de falhas cognitivas de adultos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com Défice na Leitura. Atualmente desempenha funções de investigador no Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior, estando envolvido em projetos de investigação que procuram averiguar o efeito de variáveis cronobiológicas e processos cognitivos básicos no reconhecimento de faces. Os seus interesses centram-se maioritariamente nas áreas da psicologia cognitiva, psicofisiologia, cronobiologia.


Editor associado

foto de Luis Maia

Carla Sofia Lucas do Nascimento é Doutorada em Psicologia pela Universidade da Beira Interior, possui mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde e Licenciatura em Psicologia Clínica e da Saúde pela UBI. É técnica em Psicologia Clínica e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Neuropsicologia em contexto clínico privado e Professora Auxiliar Convidada na Universidade da Beira Interior. Publicou artigos em revistas especializadas e coautora de vários capítulos de livros. Desenvolve investigação nas áreas da Psicologia Clínica e Neuropsicologia, com ênfase na avaliação e reabilitação neuropsicológica, psicologia clínica, endometriose, doenças neurodegenerativas, memória e emoção.


Conselho Editorial

  • Armando Mónica de Oliveira (U. COIMBRA, PORTUGAL)
  • Carina Guimarães (UBI, PORTUGAL)
  • Carlos Fernandes da Silva (U. AVEIRO, PORTUGAL)
  • Cláudia Silva (UBI, PORTUGAL)
  • Fátima Simões (UBI, PORTUGAL)
  • Ludovina Ramos (UBI, PORTUGAL)
  • Luis Maia (UBI – PORTUGAL)
  • Manuel Loureiro (UBI, PORTUGAL)
  • Paula Carvalho (UBI, PORTUGAL)
  • Paulo Osório (UBI, PORTUGAL)
  • Paulo Rodrigues (UBI, PORTUGAL)
  • Saúl Neves de Jesus (U. ALGARVE, PORTUGAL)
  • Sofia Major (CES, U.AÇORES, PORTUGAL)