i-ii | Editorial |
1-7 | 1. Reflexões contemporâneas sobre o racismo no ambiente escolar brasileiro |
Cláudia Vaz1, Rafaela Matias, Kenia Maia2, Maria Zamora3 | |
1Universidade Estácio de Sá, Brasil, 2Universidade Federal do Tocantins, Brasil, 3PPGP da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo pensar o racismo no ambiente escolar, de forma a contribuir para as reflexões da psicologia sobre seus efeitos na sociedade brasileira. A partir de uma pesquisa bibliográfica, o artigo apresenta ideias de autores como Michel Foucault, Kabengele Munanga e outros que abordam o racismo e sua relação com a escola, além de apontamentos trazidos por documentos do Conselho Federal de Psicologia sobre relações raciais. Pretendemos, com esse artigo, auxiliar o desvelamento de experiências racistas, que estão obliteradas nas ações cotidianas da educação no Brasil.
Palavras-chave: Psicologia; Racismo; Escola; Saúde
ABSTRACT
This paper aims to think about racism in the school environment, in order to contribute to the reflections of psychology on its effects on Brazilian society. From a bibliographical research, the article presents ideas from authors such as Michel Foucault, Kabengele Munanga, others that address racism and its relationship with school and notes brought by the Federal Psychology Council Primer on race relations. We intend, with this article, to help unveil racist experiences, which are obliterated in the daily actions of education in Brazil.
Keywords: Psychology; Racism; School; Health
RESUMEN
Este documento pretende pensar sobre el racismo en el entorno escolar, para contribuir a las reflexiones de la psicología sobre sus efectos en la sociedad brasileña. De una investigación bibliográfica, el artículo presenta ideas de autores como Michel Foucault, Kabengele Munanga, otros que abordan el racismo y su relación con la escuela y documentos presentados por el Consejo Federal de Psicología sobre las relaciones raciales. Pretendemos, con este artículo, ayudar a desvelar experiencias racistas, que se borran en las acciones diarias de la educación en Brasil.
Palabras clave: Psicologia; Racismo; Escuela; Salud
8-16 | 2. Alegrias e tristezas na (des)construção da orientação sexual entre familiares |
Jeferson Taborda , Igor Mena, Leila Betoni, Sabrina Borsatti | |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil |
RESUMO
Esta pesquisa-intervenção cartografa como a revelação da homoafetividade pode gerar alegrias e tristezas no âmbito familiar e social. O método adotado foram as oficinas de intervenção psicossocial (OIP). O processo foi realizado em seis encontros com um grupo de pais e familiares de pessoas homoafetivas, contando com a participação de treze pessoas. Neste trabalho será possível acompanhar o processo das realizações das oficinas, bem como as problematizações fundamentadas de acordo com alguns autores tais como: Deleuze e Guattari; Spinoza; Foucault e Costa entre outros. Os resultados alcançados indicam que noções cristalizadas como o “papel de mulher”, “papel de homem” e também a culpabilização dos pais em relação a educação sexual dos filhos, produzem sofrimentos diversos, mas podem ter seus efeitos minimizados durante o processo grupal. Evidencia-se, portanto, a necessidade de a psicologia criar mais espaços para o acolhimento, discussão e fortalecimento dos familiares de pessoas homoafetivas.
Palavras-chave: pais de homossexuais; homoafetividade; cartografia; oficinas de intervenção psicossocial.
ABSTRACT
This intervention-research maps how the coming out (reveal of homoaffectivity) can create joys and sorrows in the familiar and social ambit. The assignment was based in Workshops of Psychosocial Interventions. The process had conducted in six meetings with homosexual’s parents and relatives, counting with the participation of 13 people. At the bulk of the work it´s possible to monitor the process and the conduction of the Workshops, as well as the problematization substantiated by authors like: Deleuze and Guattari, Spinoza, Foucault e Costa, inter alia. The achieved results indicate that conceptions crystallized, like the “female role” and “male role” and also the blaming of the parents in respect of parenting, produce several sufferings, but could be minimized by the group process. It became evident; therefore, in this research that there is a necessity of the psychology to create places for acceptance, discussion and strengthening for homosexual’s parents.
Keywords: parents of same-sex; homosexuality; cartography; psychosocial intervention
RESUMEN
Esta investigación mapea cómo la revelación de la homosexualidad puede generar alegrías y tristezas en el contexto familiar y social. El método adoptado fueron los talleres de intervención psicosocial (OIP). El proceso se realizó en seis reuniones con un grupo de padres y familiares de personas homosexuales, con la participación de trece personas. En este trabajo será posible seguir el proceso de los logros de los talleres, así como las problematizaciones basadas en algunos autores como: Deleuze y Guattari; Espinoza; Foucault y Costa entre otros. Los resultados obtenidos indican que las nociones cristalizadas como el "papel de la mujer", el "papel del hombre" y también la culpa de los padres en relación con la educación sexual de sus hijos producen diferentes sufrimientos, pero pueden minimizar sus efectos durante el proceso grupal. Por lo tanto, es evidente la necesidad de que la psicología cree más espacios para la bienvenida, la discusión y el fortalecimiento de los familiares de los homosexuales.
Palabras clave: padres de niños homosexuales; homoafectividad; cartografía; talleres de intervención psicosocial.
17-23 | 3. La Reproducción políticamente asistida: un análisis feminista acerca de las regulaciones estatales para la gestión “artificial” de la vida en Cuba. |
Ileinis Mestre Malfrán | |
Instituto Superior de Ciências Médicas Habana |
RESUMO
Este artigo apresenta algumas considerações derivadas da análise do Programa Nacional de Reprodução Assistida em Cuba, uma política pública que busca estabelecer os regulamentos, critérios e práticas de acesso aos serviços de saúde para pessoas que desejam ter filhos pela via da reprodução assistida oferecida pelo Estado. Com base em uma perspectiva feminista de análise, se examinam tanto os fundamentos éticos que orientam a reprodução assistida quanto os critérios de acesso. Concluo que o Programa Nacional de Reprodução Assistida em Cuba reforça uma ordem de gênero cisheteronormativa que limita o alcance dos cuidados de saúde, bem como os direitos sexuais e reprodutivos, produzindo exclusões de alguns usuários potenciais deste serviço, principalmente minorias de gênero.
Palavras-chave: reproducción asistida, activismo femenino, gestión de la vida, ética en reproducción asistida
ABSTRACT
En este artículo se presentan algunas consideraciones derivadas del análisis del Programa Nacional de Reproducción Asistida en Cuba, política pública que busca establecer las regulaciones, criterios y prácticas para el acceso a los servicios de salud de las personas que desean hijos por la vía de la reproducción asistida ofrecida por el Estado. Con base en una perspectiva feminista de análisis se examinan los fundamentos éticos que guían la reproducción asistida y los criterios de acceso. Concluyo que el Programa Nacional de Reproducción Asistida en Cuba refuerza un orden de género cisheteronormativo que limita el alcance de los cuidados en salud, así como los derechos sexuales y reproductivos, al producir exclusiones de algunas/os usuarias/os potenciales de este servicio, principalmente minorías de género.
Keywords: reprodução assistida, ativismo feminino, gestão de vida, ética na reprodução assistida
RESUMEN
En este artículo se presentan algunas consideraciones derivadas del análisis del Programa Nacional de Reproducción Asistida en Cuba, política pública que busca establecer las regulaciones, criterios y prácticas para el acceso a los servicios de salud de las personas que desean hijos por la vía de la reproducción asistida ofrecida por el Estado. Con base en una perspectiva feminista de análisis se examinan los fundamentos éticos que guían la reproducción asistida y los criterios de acceso. Concluyo que el Programa Nacional de Reproducción Asistida en Cuba refuerza un orden de género cisheteronormativo que limita el alcance de los cuidados en salud, así como los derechos sexuales y reproductivos, al producir exclusiones de algunas/os usuarias/os potenciales de este servicio, principalmente minorías de género.
Palabras clave: assisted reproduction, female activism, life management, ethics in assisted reproduction
24-30 | 4. Formação e apoio familiar em cabo verde. O relato da experiência dos técnicos e dos participantes. |
Adriana Correia1, Ana Keong2, Cristina Nunes3, Victoria Hidalgo4, Saúl Jesús5 | |
1Universidade do Algarve, Portugal , 2Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal, 3Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Algarve, Portugal, 4Universidade de Sevilha, Espanha, 5Centro de Investigação sobre Espaço e as Organizações, Universidade do Algarve, Portugal |
RESUMO
o programa de Formação e Apoio Familiar (FAF) é um programa de intervenção com famílias em risco psicossocial, desenhado para ser integrado em ações preventivas e formativas, com a finalidade de promover a parentalidade positiva e prevenir o maltrato infantil. Utiliza uma metodologia experiencial e participativa. Nesta aplicação do programa realizaram-se12 sessões grupais, com uma periocidade semanal, durante quatro meses. Contámos com a participação de 66 famílias cabo-verdianas, e com o apoio da Câmara Municipal da Boavista e do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente. Neste artigo, pretendemos apresentar alguns aspetos da implementação do programa neste contexto, destacando algumas experiências adquiridas a serem consideradas na promoção da parentalidade positiva com famílias em países em desenvolvimento.
Palavras-chave: Famílias em risco psicossocial, Formação e apoio parental, Intervenção psicoeducativa, Parentalidade positiva.
ABSTRACT
The Family Training and Support Program (FAF) is an intervention program with families at psychosocial risk, designed to be integrated into preventive and formative actions, with the purpose of promoting positive parenting and preventing child abuse. This program uses an experiential and participatory methodology. In this application, 12 group sessions were held, with a weekly periodicity, for four months. The participants were 66 Cape Verdean families, with the support of the Boavista City Hall and the Cape Verdean Children's Institute. In this paper we present some aspects of the implementation of the program in this context, highlighting some acquired experiences to be considered in promoting positive parenting with families in developing countries.
Keywords: Families at psychosocial risk, Parental training and support, Psychoeducational intervention, Positive parenting.
RESUMEN
El programa de Formación y Apoyo Familiar (FAF) es un programa de intervención con familias en riesgo psicosocial, diseñado para integrarse en acciones preventivas y formativas, con el propósito de promover una parentalidad positiva y prevenir el maltrato infantil. Este programa utiliza una metodología experiencial y participativa. En esta aplicación se realizaron 12 sesiones grupales, con una periodicidad semanal, durante cuatro meses. Contamos con la participación de 66 familias de Cabo Verde y con el apoyo del Ayuntamiento de Boavista y del Instituto de Niños de Cabo Verde. En este artículo presentaremos algunos aspectos de la implementación del programa en este contexto, destacando algunas experiencias adquiridas para ser consideradas en la promoción de la parentalidad positiva con familias en países en desarrollo.
Palabras clave: Familias en riesgo psicosocial, Formación y apoyo parental, Intervención psicoeducativa, Parentalidad positiva.
31-37 | 5. Reflexões em torno de investimentos na educação em Cabo Verde. |
Carlos Rodrigues | |
Universidade do Mindelo, Cabo Verde |
RESUMO
A educação foi, desde sempre, uma aposta forte para os responsáveis cabo-verdianos. As expectativas colocadas em torno da educação e do seu papel atravessam a história, destacam investimentos e objetivos de desenvolvimento. Permitem ainda evidenciar escolhas e identificar atores intervenientes.
Palavras-chave: educação, investimento, desenvolvimento e Estado.
ABSTRACT
Education has always been a strong bet for Cape Verdean officials. The expectations placed around education and its role run through history, highlight investments and development goals. They also allow highlighting choices and identifying intervening actors.
Keywords: education, investment, development and state.
RESUMEN
La educación siempre ha sido una apuesta fuerte para los funcionarios de Cabo Verde. Las expectativas puestas en torno a la educación y su papel a lo largo de la historia, destacan las inversiones y los objetivos de desarrollo. También permiten resaltar opciones e identificar actores intervinientes.
Palabras clave: prevención, drogas, vulnerabilidad, fenomenología.
38-45 | 6. Sofrimento psíquico no trabalho e estresse ocupacional em professores: causas e consequências. |
Maracy Alves, José Neto | |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
RESUMO
Os estudos sobre o sofrimento psíquico no trabalho são extremamente relevantes em Psicologia. Ao abordar esse tema, no contexto escolar, nos deparamos com o estresse ocupacional e suas consequências para a saúde dos professores, dentro e fora de sala de aula. Ao não conseguirem lidar com as demandas de seu trabalho esses profissionais vivenciam o sofrimento psíquico advindo do estresse ocupacional e, em alguns casos, acabam desenvolvendo a Síndrome de Burnout. O presente artigo busca definir as possíveis causas e consequências do sofrimento psíquico no trabalho e do estresse ocupacional focando na profissão docente. Compreender tais mecanismos permitiria a possível elaboração de estratégias de enfrentamento para melhoria da qualidade de vida desses profissionais.
Palavras-chave: Sofrimento psíquico no trabalho, estresse ocupacional, burnout, professores
ABSTRACT
Studies on psychic suffering at work are extremely relevant in psychology. In addressing this theme, in the school context, we face occupational stress and its consequences for teachers' health, both inside and outside the classroom. Failing to cope with the demands of their work, these professionals experience psychological distress arising from occupational stress and, in some cases, develop Burnout Syndrome. This paper aims to define the possible causes and consequences of psychological distress at work and occupational stress focusing on the teaching profession. Understanding these mechanisms would allow the possible elaboration of coping strategies to improve the quality of life of these professionals.
Keywords: Occupational stress, occupational stress, burnout, teachers
RESUMEN
Los estudios sobre el sufrimiento psíquico en el trabajo son extremadamente relevantes en psicología. Al abordar este tema, en el contexto escolar, enfrentamos el estrés laboral y sus consecuencias para la salud de los docentes, tanto dentro como fuera del aula. Al no poder hacer frente a las demandas de su trabajo, estos profesionales experimentan trastornos psicológicos derivados del estrés laboral y, en algunos casos, desarrollan el Síndrome de Burnout. El objetivo de este trabajo es definir las posibles causas y consecuencias de la angustia psicológica en el trabajo y el estrés ocupacional, centrándose en la profesión docente. Comprender estos mecanismos permitiría la posible elaboración de estrategias de afrontamiento para mejorar la calidad de vida de estos profesionales.
Palabras clave: estrés ocupacional, estrés ocupacional, agotamiento, docentes
46-56 | 7. A antropomorfização cromática da emoção: Análise da Longa Metragem “Inside Out” da Disney/Pixar |
Mafalda Rodrigues, Sofia Nascimento | |
Universidade da Beira Interior , Portugal |
RESUMO
A comunicação integra expressões faciais e gestos corporais, que nos auxiliam a transmitir ou a encobrir as nossas emoções, a comunicação não verbal tem um peso significativo na partilha de informação (Ferreira & Teixeira, 2016). No cinema, mais especificamente na animação, a comunicação não verbal, é um dos elementos fulcrais. Este trabalho dedica-se à análise das expressões faciais, dos gestos corporais, das formas base e da cor, aspetos relacionados com a comunicação não verbal das personagens da animação “Inside Out”. A teoria psicoevolucionária integrativa das emoções de Plutchik e os estudos de Ekman, estão na base do estudo aqui apresentado. Ao analisarmos as cinco personagens do filme em questão, referentes a cinco das emoções básicas/primárias, conseguimos concluir que o seu modelo básico nos dá indicação de que são uma mistura entre o modelo de um ser humano e um objeto inanimado. Todas as personagens representativas das diversas emoções apresentam características de expressão facial, similares às identificadas por Ekman. No que diz respeito à cor, com exceção do medo e da repulsa, todas as outras são apresentadas tendo por base a relação cromática apresentada por Plutchink.
Palavras-chave: Emoção, Design, Cor, Inside Out
ABSTRACT
Communication integrates facial expressions and body gestures, which help us convey or cover up our emotions, nonverbal communication has a significant weight in sharing information (Ferreira & Teixeira, 2016). In cinema, more specifically in animation, nonverbal communication is one of the core elements. This work is dedicated to the analysis of facial expressions, body gestures, base forms and color, aspects related to nonverbal communication of the characters of the animation “Inside Out”. Plutchik's integrative psychoevolutionary theory of emotions and Ekman's studies underlie the study presented here. By analyzing the five characters in the movie in question, referring to five of the basic / primary emotions, we can conclude that their basic model gives us an indication that they are a mixture between a human being's model and an inanimate object. All characters representing the various emotions have facial expression characteristics similar to those identified by Ekman. With regard to color, except for fear and revulsion, all others are presented based on Plutchink's chromatic relationship.
Keywords: Emotion, Design, Color, Inside Out
RESUMEN
La comunicación integra expresiones faciales y gestos corporales, que nos ayudan a transmitir o encubrir nuestras emociones, la comunicación no verbal tiene un peso significativo en el intercambio de información (Ferreira y Teixeira, 2016). En el cine, más específicamente en la animación, la comunicación no verbal es uno de los elementos centrales. Este trabajo está dedicado al análisis de expresiones faciales, gestos corporales, formas de base y color, aspectos relacionados con la comunicación no verbal de los personajes de la animación "Inside Out". La teoría psicoevolutiva integradora de las emociones de Plutchik y los estudios de Ekman subyacen al estudio presentado aquí. El análisis de los cinco personajes de la película en cuestión, en relación con cinco de las emociones básicas / primarias, podemos concluir que su modelo básico nos da indicación de que son una mezcla entre el modelo de un ser humano y un objeto inanimado. Todos los personajes que representan las diversas emociones tienen características de expresión facial similares a las identificadas por Ekman. Con respecto al color, a excepción del miedo y la repulsión, todos los demás se presentan en función de la relación cromática de Plutchink.
Palabras clave: emoción, diseño, color, Inside Out