| 3-6 | Editorial |
| 7-22 | 1. Para uma abordagem psicológica da transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior: Pontes e alçapões |
| Graça Seco, Isabel Pereira, Isabel Dias, Mafalda Casimiro, Susana Custódio | |
| Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Leiria |
| 23-30 | 2. Expectativas de envolvimento académico: Estudo com alunos universitários do primeiro ano |
| Manuel J. Loureiro, Rui A. Ribeiro, Rosa M. Afonso | |
| Universidade da Beira Interior |
| 31-42 | 3. Integração académica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil |
| José Inácio F. Granado*, Acácia Aparecida A. Santos*, Leandro S. Almeida**, Ana Paula Soares**, M. Adelina Guisande*** | |
| **** |
| 43-56 | 4. Integração universitária e rendimento académico |
| António M. Diniz, Maria Susana Pinto | |
| Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
| 57-70 | 5. Promover as competências de estudo na Universidade: Projecto “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo” |
| Pedro Rosário*, Rosa Mourão*, Serafim Soares*, Joaquim Filipe Araújo*, José Carlos Nunez**, Júlio Gonzalez Pienda**, Paula Solano**, Luísa Grácio***, Elisa Chaleta***, Fátima Simões****, Carina Guimarães**** | |
| *Instituto de Educação e Psicologia, Departamento de Psicologia, Universidade do Minho, **Universidade de Oviedo, ***Universidade de Évora, ****Universidade da Beira Interior. |
| 71-78 | 6. Saúde mental e adaptação académica: Uma investigação com estudantes de Viseu |
| Etã Sobal Costa*, Isabel Leal** | |
| *Instituto Piaget, Viseu, **Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. |
| 79-98 | 7. Classroom Environment Scale: novo estudo de validação com estudantes universitários |
| Ana Paula C. Soares, Leandro S. Almeida | |
| Instituto de Educação e Psicologia, Departamento de Psicologia, Universidade do Minho |
| 99-106 | 8. A investigação sobre as políticas e o governo e gestão das instituições de Ensino Superior em Portugal: Alguns projectos |
| Rui A. Santiago | |
| Universidade de Aveiro |